
Pêlo:pêlos curtos e densos, suavemente assentada, lustrosa e sem falhas. Cores sólidas, em várias tonalidades, do castanho ao vermelho cervo ou black-and-tam (preto com marcas castanhas). Nos cães pretos e castanho é desejável marcas castanhas bem nítidas localizadas nas faces, no focinho, acima dos olhos, sob o queixo, na garganta, dois triângulos no peito na altura do externo, nas patas, e sob a cauda.
curiosidades:O Miniatura Pinscher tem características bastante peculiares: personalidade forte, muita energia, apego ao dono, entre outras que o torna perfeito como cão doméstico. Os cuidados com o tratamento desses cachorros não exigem muito esforço por parte dos seus donos. Pelo contrário, para que o pêlo desses animais permaneça sedoso e com brilho intenso, por exemplo, uma escovadinha esporádica dá conta do recado. Além disso, os banhos freqüentes não são muito recomendáveis. Às vezes uma toalha molhada com água morna substitui muito bem as lavagens.
Cuidados:É um cão que dispensa maiores cuidados. Um banho mensal já o suficiente para mantê- lo limpo, desde que seja escovado duas vezes por semana
Doenças que pode ter :Como todas as raças pequenas podem apresentar luxação patelar provocando o deslocamento do joelho, que é uma doença hereditária;
Necrose da cabeça do fêmur que também é hereditária;
Dentição dupla – os dentes de leite não caem;
Quando alimentados com comidas engorduradas e muito temperadas os Pinschers podem ter infecção intestinal grave, com sangramento nas fezes.
Expectativa de vida:Acima de 15 anos
Peso e altura: de 25 a 30 cm o peso médio fica entre 4 e 7 quilos.
fonte de pesquisa: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pinscher/pinscher.php